Cabecalho

02 fevereiro 2011

Vc confia nos blogs q acompanha?

Bem hj vou tocar em um assunto muito chato, mas vou tentar ser o mais breve possível, apenas pq algumas coisas realmente me chateiam.

Vou falar um pouco sobre o funcionamento de um blog , assim podemos descobrir se confiar ou não nele, através de alguns pequenos detalhes.

Para começar, muitas blogueiras conseguem ganhar $$$, mas podem fazer isso de uma forma bacana vendendo espaço publicitário (banner na lateral de loja ou site) ou até fazendo posts pagos de alguma marca que desenvolveu essa forma de divulgação (todas as blogueiras bacanas avisam no começo q o post é pago), ou então de uma forma nada legal q é vender as suas resenhas!

A marca que manda o q será escrito na resenha, e a infeliz apenas publica, colocando um nariz de palhaço nas suas leitoras!

Eu acho q temos tantas formas legais de fazer o blog virar grana (como as primeiras q citei) q só vende a sua opinião quem é muito burra.

Falo isso pq além da sua credibilidade ir pro saco, vc pode pedir o nariz de palhaço para as leitoras de volta e colocar depois, pq é exatamente isso q as marcas estão fazendo com vc!

Hj em dia quem é apaixonada por cosméticos pesquisa antes de comprar, quando um blog elogia, se confiamos nele acabamos comprando o tal produto indicado do q um outro até então sem resenhas.

Eu sempre faço isso, mas já cai em muita lenda, não preciso divulgar aqueles blogs q acredito q façam isso…o tempo mesmo vai dizer.

Porém temos algumas formas para descobrir quando um blog está pecando como essas:

 

1- Tem resenhas demais na net?

Muitas agencias de publicidade e marcas, enviam para as blogueiras algum produto (normalmente o mesmo) para testar, ai a net é bombardeada por resenhas desses.

Eu mesma acabo fazendo isso, mas recebo o produto, testo (como se tivesse comprado) e depois coloco o q eu achei.

Como viciada em cosméticos é ótimo pq acabo conhecendo mais marcas, mas em nenhum momento deixo de falar aquilo q achei para não me queimar, ou então oculto a informação q ganhei!

Agência realmente boa e marca q garante a qualidade de seus produtos, quando recebem alguma resenha negativa, tentam aproveitar isso e melhorar.

Aquelas q te riscam da listinha simplesmente querem apenas te usar para divulgação e independente da sua opinião como consumidora só querem saber de vender e q se dano o resto.

Então quando percebemos que esses produtos são enviados por agências ou marcas pq surgem em todos os blogs, primeiro olhamos quem coloca q ganhou o produto (a blogueira tem q ser sincera nisso), e depois comparamos as resenhas já q cada uma pode ter uma opinião (é aquilo nem tudo funciona para todas), mas as principais características negativas tb precisam ser descritas pq nem tudo é apenas flores..

 

2- Agradecimento de sobra

Tem muita blogueira nova por ai que só quer saber de receber produtos para testar…

Nem estão se importando se serão úteis ou bacanas, o importante é ganhar, como aquela velha expressão de graça até injeção na testa!

O q posso falar sobre isso é que se alguma marca t envia algo para testar tenha certeza q quem está fazendo algum “favor” no caso é vc blogueira!

Um produto independente do preço tem um valor infinitamente inferior a aquele q a sua resenha salva ali na net pode oferecer.

Divulgação praticamente de graça já q o custo para eles é baixíssimo e estão garantindo seu lugar ao sol no meio as marcas grandes!

Agora muita, mas muita marca mesmo está fazendo isso, já recebi e mails absurdos onde nem entrei em contato com eles e parecia q estava pedindo algo (do tipo passa seu endereço, vc vai receber uns produtos, porra q produtos são esses????).

Me orgulho muito de poder falar: NUNCA PEDI NADA PARA NENHHUMA MARCA!

Elas que sempre se ofereceram para realizar os testes, se alguém duvidar posso publicar e mail por e mail mostrando isso, quem fica implorando uma amostrinha ridícula ou produto para testar ou sorteio só acaba com a “fama” das blogueiras.

Poxa na Beauty Fair em certo momento virava a credencial quase para não ser identificada como tal, depois da raiva que passamos (eu e a Yumi), pq outras meninas pediam tudo e mais um pouco e a gente que só queria informação acabava sendo taxada da mesma forma!

Ganhar é bom? claro!

Testou direito? ótimo

Coloca agora a sua opinião real, com positivos e negativos, nada de agradecer falando q é bom quando não é!

(se vender por grana é feio, mas por produto é pior ainda, oh opinião barata hein).

obs.. não sou contra quem pede parceria, mas tentem fazer com marcas boas, vamos divulgar coisas bacanas e não somente favorzinhos.

 

3- Testou? ah daquele jeito!

Quem só quer saber de ganhar acaba não testando nada direito.

Gente como posso testar um tratamento (shampoo, máscara, o q for) 1 vez ou 2 e colocar q é bom?

Posso claro colocar olha tem dado certo, no meio de alguma postagem ou comentário, mas opinar com certeza depois de poucas vezes usando chega a ser absurdo!

Vejo muito blog q resenha os produtos assim: ah é bom, valeu a pena!

Está certo q estou errada fazendo resenhas tão imensas (peço desculpas, mas quando o assunto é sério como alisamentos e desamarelamentos, não dá para falar com pouca informação) rs.

Mas vamos abrir os olhos e perceber o q aquele resenha realmente quer dizer, chega de é bom ou só não é, vamos prestar mais atenção se realmente é resenha séria (q tb pode ser curta, mas q tenha o mínimo de informações suficientes).

 

4- Faltou informação

Gente não sou profissional como já comentei diversas vezes, quando o assunto é sério aqui eu leio e procuro me informar o máximo possível, não gosto de dar informação pela metade!

O post do kit da tânagra foi um exemplo, pesquisei muito para saber pq diabos aquilo alisava os fios, e tb coloquei repetidas vezes como meu cabelo era para ninguém ter dúvidas (inclusive até minha mãe está sendo cobaia pq tem cabelos diferentes dos meus).

Não existe o produto mágico q vai alisar, de nenhuma marca, pesquisei e deixei claro: olha é alisamento não escova.

No meu deu certo, no da minha mãe está dando (depois resenho quando tiver certeza do tempo q funcionou), mas não vou “enganar” ninguém q irá funcionar para todo mundo pq simplesmente não vai acontecer isso.

Alguns posts demoram para serem feitos, só jogar frases não vale de nada, vamos prestar atenção nisso pq blogs q não se comprometem com o q estão falando é pq não sabem na verdade!

 

5- Algumas parcerias…

Com marcas e lojas pedem cuidados redobrados tb!

Consumidoras: não é pq vcs vão ver alguma indicação que vão deixar de pesquisar! (tanto preço como o q o produto realmente faz).

Blogueiras: cuidado…tem algumas lojas com banner em tudo qto é blog, acertem direitinho os detalhes antes de confirmarem, olhem o q vcs vão ganhar com isso divulgando eles!

Eu mesmo tenho uma loja virtual (a chic mix) que sempre comento por aqui, quando ofereceram um código de desconto coloquei até o banner, mas é uma coisa um pouco diferente…

Quando tem alguma novidade eles enviam o produto ou uma amostra, eu testo e só aviso eles quando publico (assim como aviso quem entra no divulgando, lançamentos, etc), nenhum dos lados tem alguma obrigação!

Assino o e mail de promos deles (pq sempre enviam lá as informações de lançamentos) e muita coisa q recebo assim (como qq outra pessoa cadastrada) acabo publicando pq acho interessante!

Faço isso como consumidora, até da sacks já divulguei promo bacana e nunca recebi nada deles, afinal de contas uma promo boa interessa todo mundo.

 

Bem essas são algumas formas de vc descobrir se realmente aquele blog vale a pena!

Pelo menos eu sempre vou atrás disso, peço desculpas pelo post para quem já tem blog e sabe disso, mas quem está começando agora e fica um pouco perdida pode ajudar.

É aquilo nunca acreditam 100% no q vcs vão encontrar por ai!

Blog muito cheio de propaganda, fake, baba de ovo em cima das marcas, merece pelo menos nossa atenção redobrada antes de comprar alguma indicação.

 

Antes de alguém falar para olhar meu próprio rabo, quem conhece aqui sabe q não é o meu ramo, e tb não pretendo transformar o blog em uma profissão.

Adoro comentar, testar, pesquisar, sempre aceito outra opinião que discorde da minha e todas essas coisas…sou tão chata q até detalhes das marcas eu procuro (só para saber quem é de quem no meio, quem falou comigo já sabe disso).

Testo tudo direitinho, sempre coloco o q ganhei, faço resenhas gigantes pq tento detalhar o máximo possível, e nem coloco banner ou propaganda aqui no blog (não que isso seja errado, eu só não quero rabo preso com ninguém!).

De verdade, adoro esse mundo, mas infelizmente estou sentindo muitos blogs q adoro colocando no meu rosto um nariz vermelho…tomara q volte a ser como alguns anos atrás!

Vamos torcer para as blogueiras perceberem q não enganam ninguém e voltarem para a realidade, como consumidoras e não blogueiras arrogantes, como algumas estão sendo!

 

bjs