Cabecalho

25 março 2011

Dicas que toda blogueira deveria saber

Bem estava ensaiando fazer um post assim faz tempo…


Hj em dia é muito fácil fazer um blog, o pai google (blogger) facilita a nossa vida em 80%, até para quem não entende porcaria nenhuma.


Mas existem outras ferramentas que facilitam a nossa vida mais ainda, que são pouco divulgadas, mas fuçando aqui e ali encontramos.


Acredito q a maioria de vcs já devem conhecer, mas mesmo assim acho válido reforçar, ainda mais para quem está começando.


Então com meu humilde e limitado conhecimento vou colocar aqui as 7 dicas que toda blogueira deveria saber:





image



1-Layout (a cara do blog)


O google deu uma melhorada, quando comecei eram pouquíssimos modelos de layout, agora já temos vários para poder escolher e personalizar.


Mas vale a pena conhecer alguns sites que disponibilizam para baixar modelos mais femininos e diferentes para fugir do mais do mesmo.


É só colocar no google template ou layout blogger que aparecem centenas de sites para vc poder baixar e utilizar no seu blog.


Alguns encrencam, não é a coisa mais fácil do mundo, porém vale lembrar que antes de qualquer nova atitude devemos salvar o nosso modelo atual (design, editar html, fazer backup) e caso aconteça algum problema é simples: apenas restaure o modelo que vc salvou!





Música


2- Se empolgou com tanta informação que vc encontrou de acessórios para blog? Pois é, não use metade disso. Principalmente o item que gera mais reclamações: Música!


Imagine agora a situação: vc está no trabalho, dando uma olhada na sua leitura diária, chefe por perto e de repente começa a rolar uma música.


Todo mundo precisa de uma pausa às vezes, mas ambiente de trabalho não deixa de ser trabalho, colocando uma música para rolar automaticamente ferra muita gente por ai.


Além disso, nem todo mundo tem o mesmo gosto musical, eu principalmente pego trauma e não entro mais.





image


3- O menos é mais: Leitura clara


Plano de fundo preto é lindo, por mim eu até moraria em uma casa inteirinha pintada de preto, mas na hora de ler o fundo escuro com qualquer letra (principalmente aquelas que são ligadas na tomada) força a visão de qualquer pessoa.


Nesse caso, procure deixar um fundo bem clarinho, com uma letra preta ou cinza.


Nisso não adianta, o padrão é infinitamente melhor do que inventar moda, a visão de seu leitor agradece.





Web


4- Divulgar é bom, mas exagerar nunca, quem faz isso acaba criando um certo preconceito com outras blogueiras!


Um caso off que aconteceu semana passada:


Muitas blogueiras que recebiam os e mails da Impala, receberam um que a agência de publicidade não estava mais trabalhando com a marca, eu achei a atitude da menina que mandou bacana (já que tinha muita gente contando a parceria no c* da galinha).


Se não fosse o detalhe de não ocultar os destinatários…


Muitas blogueiras aproveitaram a lista gigantesca (eu nunca tinha visto uma lista tão grande assim) para começar com o tal: meu blog e tal me divulga? me dá um link? me visita? e todo esse bla bla bla chato.


Isso foi o cúmulo…falta de educação extrema já que lotou a caixa de entrada de todos os blogs da lista!!!


Uma outra coisa muito chata é quando alguém te visita e faz comentários do tipo: a legal (sendo q vc está descendo a boca no produto da resenha) passa aqui no meu blog!


Eu fico puta pq tenho uma porrada de comentários para aprovar e fico perdendo tempo com esses.


Quase todos os blogs fazem semanalmente um divulgando da vida, aqui no Testando toda quarta eu coloco no ar com os sorteios e blogs novos, sinceramente não precisa apelar.


Além disso, quem usa o intense debate como eu para os comentários, tem um campo específico para deixar o seu site ou blog q aparecerá na postagem…é um outro modo bacana de despertar a curiosidade das outras leitoras.





sozinho


5- Responda seus comentários e e mails.


Vc pode ter a vida mais agitada do mundo, mas uma vez ou outra se não dá para fazer isso sempre, senta e dedica um pouco do seu tempo.


Afinal de contas nenhum blogueira gosta de falar para as paredes…assim como nenhuma leitora deve gostar de não ser respondida.


Quem tem dificuldade de usar os comentários do blogger (uma vez ou outra ele come algum comentário), tente usar algum programinha para substituí-lo, eu pelo menos estou feliz com o intense.


Comentei sobre ele aqui e a Bia do Eu vou de Rosa fez um tutorial bem legal aqui.


Na hora de instalar o programa, eu sugiro escolher a opção de inserí-lo no meio do html (na net tem uma série de tutoriais para isso), assim evita maiores problemas (ele não funfa direito se for só com código no gadget).





image


6- Não copie conteúdo alheio


Esse na verdade é um dos mais importantes!


Alguém aqui gosta quando o cd do carro é furtado? Então a sensação de ser invadida e terem tirado vantagem de vc é horrível…pois é, não furte conteúdo alheio.


A pessoa fez todo um trabalho escrevendo, pesquisando, ir lá e soltar o ctrl C + ctrl V é sacanagem.





image


7- Editor simples: Windows Live Writer


O blogger é bem chatinho para escrever alguma postagem, nem sempre salva tudo direito, fora que colocar imagens é um parto.


Baixe esse programa (q é leve) e vc aprenderá como a vida pode ser fácil.


Toda blogueira deveria conhecer.


Além de salvar rascunhos decentes, vc pode colocar links (q abrirão em outra aba ao invés de expulsar seus leitores), inserir uma série de coisas que o blogger não permite e também colocar imagens do tamanho que vc quiser (e seu layout permitir).


Eu comecei a usar recentemente, mas digo uma coisa, nunca mais uso o editor oficial…até pq esse permite que vc publique diretamente as postagens no seu blog.



Existem outras dicas muito boas, como evitar colocar coisas demais no blog para não demorar para carregar, não colocar propaganda demais (aquelas que não sabemos onde acaba ou começa a postagem), entre tantos outros.


Para as mais corajosas, vasculhem na internet, tem muito site excelente cheio de tutorias por ai.


Eu aprendi o pouco que sei no Mundo Blogger.


Lá tudo é bem detalhado e com muitos tutorias para iniciantes.


Além dele, outros sites como Códigos Blog, Dicas para Blogs, e o Bloga Menina da nossa querida amiga Bia (do Eu vou de Rosa), faz qualquer pessoa que não entenda nada ou até mesmo não goste ficar viciada no assunto!


Vale a pena aprender para melhorar sempre…


bjs