Cabecalho

14 julho 2011

Para blogueiras: Como fazer o link de comentários voltar

Bem muitas blogueiras usam o Blogger, ele era simples/fácil e apesar de não apresentar muitos recursos funcionais, quebrava um galho.


Então mesmo quem compra um domínio (.com ou com.br) acaba optando por continuar com seus serviços.


Eu não entendo grandes coisas, apanhei muito com o layout novo, mas acabei percebendo que alguns problemas que me deixavam maluca eram incrivelmente fáceis de serem resolvidos.


Vou colocar aqui então alguma coisa nova que o blogger anda mexendo e deixando todo mundo na mão, sem saber para onde correr para arrumar:


-Problema no link de comentários que não aparece na página inicial


Quando mudei o layout apanhei por causa disso, quem entrava na postagem conseguia comentar, mas quem só passa pela primeira página (habito comum como aqui não tem o "leia mais") não conseguia encontrar o link para comentar.


Como uso há muito tempo o intense debate, pensei que o problema estava nele, mas quem fazia isso era o maroto blogger.


A maioria de vcs devem ter a opção no painel de controle > detalhes > básico > configurações globais Editor atualizado (recomendado pelo blogger) marcado.


image


Ai que morava o problema, com a novidade do blogger (sem aviso), essa opção fazia isso na edição da postagem:


Painel de controle > Postagem > Nova postagem > Opções de postagem


image


Com quem está acontecendo isso tb, eu sugiro que marquem a opção Editor Antigo nos Detalhes, assim vai aparecer como na segunda foto. Só trocar a opção não permitir por permitir e pronto, o link para seus comentários volta a aparecer.


Não consegui descobrir como fazer isso de forma prática, desabilitei o editor atualizado, mas toda postagem que publico (uso o Windows Live Writer) preciso editar a postagem e marcar permitir comentários.


É um saco, mas pelo menos resolve o meu problema, e acredito que muita gente que está passando pela mesma coisa pode preferir fazer isso do que ficar horas tentando mexer no html.


Aprendi essa dica nos comentários do Intense Debate, já que muita gente estava com o mesmo problema, a solução definitiva ainda não apareceu mas pelo menos esse atalho pode nos salvar.


Obs. Mesmo quem não usa o intense debate no blog e percebeu que seu link para comentários sumiu na home pode fazer essa alteração na edição de cada postagem e marcar permitir que tudo volta ao normal.


Conforme for "descobrindo" essas pérolas do blogger faço essa nova TAG para vcs.


bjs