Cabecalho

28 setembro 2011

Para blogueiras: Aviso de Malware do Blogger

malware


Hj no para blogueiras resolvi comentar sobre um problema que está afetando muitos blogs: o aviso de malware.


Algumas vezes isso já aconteceu, todo mundo se assustou e na realidade não passava de um bug do blogger, mas dessa vez parece ser mais sério que isso.


O que descobriram até agora é que um site grande gerador de alguns scripts para blogs foi hackeado, então espalharam nesses códigos instalados nos blogs esse problema, que já foi resolvido (mas remover o script é necessário para limpar o blog).


Ao que tudo indica, isso que apareceu foi nos contadores de visitantes gerados por esse site, então o mais simples é deletar o seu contador e instalar o do blogger mesmo que não apresenta nem irá apresentar esse tipo de problema.


Nele vc irá encontrar os visitantes totais, o mesmo número que aparece nas estatísticas no painel de controle e para instalar é só ir em > elementos de página > estatísticas e adicionar a gadget.


Agora esse aviso pode ter aparecido e o problema não estar no seu blog (como no caso do Testando), para identificar se o problema é seu ou de outra pessoa, descubra o endereço que o chrome está alertando o malware.


Logo no começo do aviso ele aparece indicando o caminho que está contaminado:


malware


Se não for, algum blog da sua lista de blog está com o malware, então o mais indicado é deleta-lo (mas anote em algum lugar para não perder o blog já que a culpa não foi de seu proprietário e quando o problema for resolvido vc pode voltar a coloca-lo na sua lista).


Se for o seu (provavelmente vc já recebeu o aviso do blogger) ou não, é importante fazer a verificação se algum malware está instalado nele, para garantir a segurança de todos os computadores.


Para isso é necessário ir para o google analytics e siga esse passo a passo sensacional que está disponível no Makeupalooza aqui.


Resumo:


Estamos tão acostumadas a botar a culpa no blogger que já colocou tantas surpresas na nossa frente, que nem imaginamos algumas vezes (como essa), o problema ser de fora.


Cuidado com o que vamos colocar nos elementos de páginas, esses scripts como contadores não são mais necessário já que o próprio blogger já faz essa contagem, outros enfeites tb podem acarretar esse tipo de problema então vamos descomplicar isso.


O Testando não hospedou nenhum malware, alguns blogs da lista sim, já verifiquei isso e me certifiquei que não tem mais nenhum problema aqui.


Sendo seu ou não vale a pena verificar de qualquer forma.


Para finalizar quero agradecer a Milena do Makeupalooza, que ensinou a fazer isso de forma tão eficaz e prática, com certeza ajudou muitas blogueiras e irá continuar ajudando!