Cabecalho

06 fevereiro 2012

Para blogueiras: Quando o analytics não funciona

ana


Hoje vou colocar aqui mais uma dica para as blogueiras de plantão.


Vai parecer bobagem para muita gente, mas pode ajudar quem como eu, apanhou muito para fazer o google analytics funcionar corretamente.


Quem usa a plataforma do blogger sabe ou deve imaginar que a aba estatística não funciona muito bem.


Na verdade ela ajuda, mas além de não ser 100% confiável, não é precisa como o analytics que além de contar as visualizações da página informa outras medidas bem mais detalhadas (como visitantes únicos, tempo médio no site, entre tantas outras opções).


Para saber mais indico esse post do TecMundo que ensina o passo a passo direitinho.


Agora vem o pulo do gato, não acredito que isso é necessário para todo mundo, mas como comentei depois de diversas tentativas nunca o analytics funcionou bem aqui no Testando até que inseri o ID de propriedade na web do analytics no painel do blogger e tudo passou a funcionar normalmente.


Ele é esse daqui no exemplo que o manual do analytics passa para acrescentar no html:


Sem título


Basta descobrir o seu ID de propriedade (ler aqui) que fica no meio do código que o analytics manda inserir no html do blog, copiar e colocar no painel do blog>configurações>básico.


Sem título


Como comentei, nem todo mundo precisa fazer isso, só aqueles que realmente não conseguem instalar o analytics corretamente (nem o google explica isso).


É uma alteração boba, o mais complicado é encontrar o seu ID, mas verificando o código com o passo a passo do TecMundo que linkei fica bem simples.


Demorei séculos para entender isso, pesquisava só que nunca descobri o porque não funcionava, até que inseri o ID no painel e pronto.


Achei que valia a dica para quem sofre com ele.