Desamarelando o loiro…parte 1: a Tintura!

Posted on
avon

Essa postagem foi atualizada, para ver a nova é só clicar aqui.

Bem eu já tive todos os tons imagináveis de loiros do mundo!

Já passei pela fase só luzes, loira, muito loira, cabelo branco, loiro mel, loiro escuro, quase castanho, muito loira denovo e etc…

Agora como eu tenho muita descoloração embaixo, eu brigo para dar uma escurecida nele e deixar as pontas mais claras, mas ainda a briga é boa…

Como já fiz de tudo apesar de não ser profissional aprendi muita coisa com essa experiência então sempre deixo dicas no aqui blog.

Percebo q muita gente q acaba passando por aqui entende muito, outras entendem mais ou menos e outras entendem bem pouco, então vou tentar deixar o post mais simples possível para todo mundo entender.

A unanimidade entre as loiras (9 a cada 10) querem os cabelos cinza e não o amarelão gema de ovo.

yama_prof_md
yama_prof_md

Muita gente confundi o cabelo cinza com o cabelo mais claro…na verdade entre todos os loiros possíveis o cinza é o q deixa o loiro mas escuro, mas por outro lado desamarela tudo (e tira a cara loira dançarina de grupo de axé).

Para deixar o cabelo cinza ou desamarelado existem várias formas, de uso contínuo ou não, então a pessoa precisa pensar sobre o q realmente deseja.

Para começar a primeira coisa q chama atenção é a tinta q vc usa, depois os tonalizantes e os shampoos e máscaras q existem de pancada no mercado.

O post ficaria gigantesco (mais q o normal) se colocasse tudo aqui nele então vou dividir em 3 partes e a primeira é a tintura!

Existe várias tonalidades de loiros…o primeiro número é o clareamento q vc deseja…

Eu considero loiro a partir do número 8, o número 7 já é considerado loiro mas eu acho q é castanho claro, e normalmente termina no número 13 e as super clareadoras.(eu separei essa foto das tinturas da avon pq dá para entender bem a diferença do primeiro número)

Se vc quer o cabelo mais claro ou mais escuro é ai q vc precisa prestar atenção…depois de já ter decidido a cor agora vem o segundo número q é o problema!

avon
avon

(foto das cores da tintura garnier)

Cores q terminam com .0 são os chamados loiros naturais (na verdade os + claros), ele é o loiro puro.

Cores q terminam com a numeração .1 são os loiros acinzentados, aqueles q podem deixar os loiros mais escuros porém a cor não fica amarelada demais.

Cores q terminam com .3 são os dourados…um dourado bem cuidado, como um mel, pode ficar lindo e combinar com o rosto/pele da pessoa…porém a maioria (assim como eu) não gosta pq pode tb dar a impressão de loiro gema, mal cuidado e muitas vezes sujo.

Agora o terceiro número é onde muita gente se confunde…

As cores variam de marca para marca, mas a maioria costuma ter esse terceiro número…basicamente a classificação é a mesma do segundo número porém com algumas variações:

Cores com numeração .01 ou .03 são loiros naturais q tem apenas um pouco de pigmento cinza ou dourado, para quem quer arriscar mas tem receio é uma boa pedida.

Cores com a numeração .13 ou .31 são loiros com pigmentação cinza ou dourada um pouco maior porém para não “manchar” nem chumbar da mesma cor misturam um pouco esses pigmentados para balancearem a cor (fica então um loiro acinzentado com um pouco de dourado e vice versa).

Cores com numeração .11 ou .12 são para pessoas q arriscam mais e realmente não querem nem um pingo de dourado nos fios!

A atenção ai é redobrada pq o pigmento cinza com mais cinza (.11) pode deixar os cabelos chumbados demais ou esverdiados e o .12 q é o cinza irisado significa q a cor do loiro é cinza com pigmentos violetas para neutralisar qq possível amarelado dos fios.

A foto é inclusive dessa tinta 8.12, como vcs podem perceber, é tintura loira porém com esses pigmentos estranhos q desamarelam os fios!

imagem
imagem

Cuidados:

  • quem tem os cabelos bem clarinhos e deseja desamarelar os fios desde a tintura deve ficar muito esperta, o cinza é indicado mas como ele tb pode escurecer, o ideal é usar tintura .01 pq ela neutraliza um pouco o amarelado mas não altera tanto a cor em si. Se a pessoa tem os cabelos q puxam demais o douradão pode usar o .1 para neutralizar mas ai o risco de escurecer é maior.
  • quem tem os cabelos em tons de loiro 8 até o 10 (primeiro número) pode usar já tinturas com final .1 ou .11 pois não irá escurecer muito, vc escolhe de acordo com o q vc quer…se vc ama cinza mesmo (q nem eu) pode passar o .11 q nada irá ficar dourado nos fios mas se vc não precisa de uma medida tão drástica o .1 já irá resolver um pouco.
  • sobre o .12, bem é difícil encontrar uma tintura com esse final irisado, muito gente compra separado o mi violeta e mistura na tinta…como vc pode colocar a mais ou a menos eu pelo menos não arrisco pq ao invés de loira vc pode acabar com o cabelo azulado ou roxo! Acho bem mais prático uma tintura assim pronta…ela neutraliza todo o amarelado, para esse efeito é a mais indicada, porém requer algum cuidado especial como o teste de mecha feito com mais cuidado (afinal de contas o risco é maior mas o resultado é melhor)

Sobre as tinturas:

Bem existem marcas e marcas…apesar da classificação acima ser universal, algumas tinturas são “mais fortes e outras mais fracas”.

Tudo varia de acordo com a quantidade de pigmentos q elas são feitas e a qualidade claro.

Eu tb já experimentei todas, importadas e nacionais, então vou deixar aqui algumas q eu recomendo

1- uamá profissional

Essa tintura foi lançada a pouco tempo, eu acho q ela não perde em nada para as importadas, o melhor é q tem todas as cores possíveis.

Não resseca muito o cabelo, tem um cheiro q não é forte, dura bastante sem desbotar e é bem baratinha (cerca de 10 reais).

Eu atualmente estou usando ela pq tem o .12 pronto!

Eu só sei de 2 marcas q tem esse .12 q é ela e a matrix…eu achei a da matrix mais forte e meu cabelo ficou um pouco violeta demais para o meu gosto então ainda brinco com a yamá q é mais fraquinha e dá um ótimo resultado.

2-maxton

Se vc virou a cara agora para essa marca pode se jogar sem medo…

Eu mesma tinha preconceito e não usava até q como todo mundo indicou a 11.11 para usar testei e me apaixonei!

Ela não embaraça nadica os fios, não resseca, tem um cheiro razoável, é super baratinha e funciona…a única coisa é q quando vc usa por muito tempo ela acaba desbotando mais rápido e perdendo um pouco o efeito.

Quem quer brincar pode se jogar tb pq não é uma tinta forte então conheço várias meninas super loiras q usam o .11 sem medo (deixando menos tempo claro) mas tb não chumba muito!

3- garnier

Eu gostava muito do 8.11 da marca mas infelizmente não fabricam mais…

Não resseca muito, deixa os fios com muito brilho, não tem cheiro forte e é super fácil de ser encontrada.

Ela não desbota fácil mas tb não fica por muitooo tempo então comprava quando não achava nenhuma outra q me agradava.

4- beauty color

É outra tintura bem fácil de ser encontrada, não resseca, não tem cheiro forte e tem uma duração razoável!
Como é fraquinha tb vc pode se jogar no .11 q não chumba nem deixa verde!

O q eu achei ruim apenas é q desbotou mais rápido do q as anteriores.

5- color perfect

É uma senhora tinta, clareia bem a cor dos fios, não desbota fácil, tem cheiro forte porém ela segura bem o cinza e limpa o amarelão.

eu achei q ela ressecou bem meus cabelos mas nada q uma hidratação depois não recupere…

Mas como ela é forte tome cuidado pq o cinza pq esse sim chumba ou deixa esverdeado!

6- colorly da itely

Essa marca tem as famosas super clareantes (é assim mesmo q se chama).

Ela clareia até 4 tons dos fios, é uma coloração super forte tanto q nem tem número e sim letras…

Eu misturo ela com oxigenada e uma colher de creme branco de hidratação para estragar menos os fios.

Resseca bem, tem cheiro super forte mas pelo menos clareia muito sim.

Quem está querendo dar uma clareada geral é a q eu indico…fora isso tem a super clareante cinza então mata 2 coelhos de uma vez só!

Eu já usei e não gostei: imédia, koleston, evolution (alfaparf), avon, entre várias e várias outras…mas ai varia de passo a para pessoa mesmo e o q vc deseja!

Se vc não quer alterar muito a cor (ou seja,. clarear) eu indico as tinturas q falei q são fracas dessa lista pq elas não acabam com os fios e eles ficam cinzas!

Observações:

  • vc não precisa passar uma tintura .11 ou .12 para deixar os cabelos completamente cinzas…outras formas como tonalizantes e tratamentos de manutenção tb podem serem usados sem tantos riscos.
  • não é pq a tintura é fraca q é ruim…no caso para neutralizar o amarelado essas são as melhores pq fazem o serviço e não acabam com os cabelos.
  • algumas tintas como a koleston coloca o número 2 com outro significado…nesse caso quando a cor é 82, por exemplo, não significa q ela é irisada (pois colocam como mate) agora se fosse 8.2 ai sim seria.
  • tudo varia tb com a cor atual dos fios, tintura não clareia tintura (exceção da super clareante), e do tempo e pausa q vc deixa.
  • eu, por exemplo, como odeio o dourado e meu cabelo puxa muito para essa cor passo tintura .11 ou .12 (mas ele está mais escuro então posso brincar com isso), tonalizantes pelos menos de 15 em 15 dias e ainda uso tratamentos desamareladores…faço tudo isso não pq eles não funcionam mas sim pq é infelizmente a tendência do meu cabelo natural!

Tem gente q só com a tintura resolve, só com desamareladores funcionam ou então só com tonalizante…para saber qual é o seu ideal só testando mesmo conseguimos descobrir!

Ter cabelos desamarelados não é impossível…é difícil e requer alguns cuidados mas depois q vc aprende como faz isso fica fácil!

Depois vou fazer o post sobre os tonalizantes e sobre os produtos desamareladores tb.

Q são formas bem mais simples é fáceis de usar do q a tintura.

Gravatar Image
Paulista com 26 anos completamente apaixonada por cosméticos, atualmente ruiva depois de um longo período loira, não sai de casa sem blush e viciada em seriados.