Desamarelando o loiro…parte 2: Tonalizantes!

Posted on
ColorIntense

Como essa postagem estava desatualizada, postei aqui sobre como neutralizar pigmentos indesejados dos cabelos loiros com tonalizante, vale a pena conferir a versão novinha.

Bem vamos a parte 2 para desamarelar os loiros…Tonalizantes!

Quem tem receio de mudar muito com a tintura pode se jogar nos tonalizantes já q são bem mais fraquinhos, eu acho uma ótima opção, prática, fácil e com ótimos resultados.

Existem várias formas de tonalizantes como shampoos a cremes q hidratam e tonalizam os fios.

Eu sou bem mais a opção dos cremes hidratantes (diferente das máscaras desamareladoras q são mais fracas) pq desamarelar os fios é uma coisa q resseca os cabelos, hidratando na mesma fórmula acaba prejudicando menos.

Para começar a entender aqui está a temida estrela:

estrela-cores
estrela-cores

Vamos entender pq depois q vc aprende é bem fácil…

Se seu cabelo está amarelo dourado e vc quer neutralizar isso deve usar qq produto com pigmento roxo (ou irisado como a tintura ,12 q falei no post anterior).

Se seu loiro está laranja fanta vc deve usar qq produto com pigmento azul!

Se vc exagerou no cinza e acabou chumbando (excesso de pigmento cinza) ou deixando o fio meio verde…a cor para neutralizar (se a pessoa quiser) é com pigmento vermelho.

Quem é profissional brinca com essa tabela de olhos fechados, ainda mais pq existem tintas dessas cores “fantasias” q são elaboradas especialmente para neutralizar outros tons, chamada de mix.

A yamá é uma tintura q tem todos esses pigmentos…ai é só misturar na tintura/tonalizante oficial e problema resolvido!

Eu não indico fazer isso pq tenho receio…o bom profissional sabe qto do mix deve misturar na tintura (a quantidade varia de acordo com a situação do cabelo q deve ser consertado), como não é uma coisa fácil saber a quantidade exata e os resultados podem ser pavorosos, o máximo q eu faço é comprar a tintura .12 q já vem o pigmento violeta misturado no cinza!

Brilhancy
Brilhancy

Agora existem vários tonalizantes no mercado mais “usáveis” e práticos do q usar o mix…o keraton da kert e o do c kamura são sensacioais!

São cremes q hidratam os cabelos e neutralizam os efeitos de tons indesejados (no caso das loiras) chamados de banhos de brilho!

Sobre cada um:

  • Keraton

keraton
keraton

No blogfalei deve diversas vezes…ele funciona e é fortinho então temos q tomar alguns cuidados.

Na caixinha vem uma bisnaga, vc lava os cabelos, passa ele como se fosse um creme de hidratação, deixa o tempo indicado e retira.

O preço em média é de 16 a 20 reais.

Para neutralizar o ton como ele é “forte” já q os resultados são visíveis na hora q vc passa o produto mesmo, o principal é ficar de olho no espelho, quando vc acha q já deu pode tirar…

A embalagem vem com bastante produto, e ele espalha fácil, então dá para usar diversas vezes…eu q não tenho muito cabelo mas ele é comprido uso umas 4 vezes no mínimo.

Conforme vc vai passando vc vai percebendo e aprendendo o tempo q pode deixar ele nos fios para um resultado satisfatório.

Pode ser usado uma vez por semana e não danifica, nem resseca os fios, mas por precaução eu passo uma máscara depois de 3 minutos e pronto!

Agora como eu não tenho medo mais dele eu passo e fico quase uma hora…quando retirei o produto meu cabelo estava bem mas bem cinza…como eu gosto não vi problemas.

Conforme vc vai lavando ele vai saindo…então se vc achar q exagerou é só ter um bom anti resíduos por perto q vc desbota ele rapidinho se precisar!

Qto a cor ideal:

Bem a primeira coisa q vc precisa fazer é descobrir realmente se seu cabelo está amarelado ou alaranjado, na hora de neutralizar é essencial, normalmente o amarelado é quando o cabelo puxa mesmo para o dourado natural já o laranja é quando vc quer clarear o cabelo mas não usou algo realmente ideal para seu fio então ele parou de clarear e o castanho desbotou mas não a ponto de ficar loiro mas sim laranja.

As opções q temos com o keraton para loiras são:

  • Pastel – se fosse tintura ele seria o .01, desamarela os fios mas por ter menos pigmento violeta pode ser usado em qq tipo de loiro (ou seja até nos loiros mais claros q a pessoa não quer escurecer deixando cinza), eu usei ele muito tempo quando tinha o cabelo branco.
  • Prata – esse é o meu amado e venerado…em casa não pode faltar uma caixinha dele, geralmente passo toda sexta feira, deixa os cabelos bem cinzas mesmo…com isso dá aquela escurecida q comentei no post anterior…mas finalmente chego ao cinza q eu adoro com ele! Nunca deixou meu cabelo verde (mesmo eu exagerando) mas agora como ele está mais escuro nem me preocupo mais (nas pontas já chegou a dar uma esverdiada) ai na primeira lavagem já saiu. Quem tem cabelo acima na numeração 10 deve evitar ele pq pode escurecer (se a pessoa não quiser claro) ai o indicado é o pastel (o loiro claro q estou falando aqui é o platinado ok? se seu cabelo está com tintura número 10 mas não branco branco, sem descoloração prévia, pode não ter problemas mas o ideal é o teste de mecha e de olho no espelho).
  • Grafite – ele é mais escuro q o prata, eu não indicaria não para loiras pq o cabelo fica com cor branco grisalho…ai acho q ninguém quer ne? vamos deixar essa cor para quem tem cabelos brancos!
  • Girassol e ouro, soja e trigo– opções q deixam os fios dourados (quem exagera no roxo tira assim o pigmento em excesso), o girassol é indicado para loiros mais escuros e o ouro para todos os tipos de loiro.Soja e trigo são outras versões mais leves, mesmo assim quem não quer os cabelos dourados pode sair correndo desses 4!

Nas perfumarias sempre existem mil pessoas para falar sobre o keraton, o q eu falço para vcs sobre ele é o seguinte:

  1. faça o teste em uma mecha antes (já q vc pode abrir e fechar a embalagem qts vezes quiser)
  2. fique de olho no espelho na cor q está ficando (se t agrada ou não)
  3. se não der certo o máximo q vc terá q fazer é passar um anti resíduos
  • Color Intense do C Kamura

ColorIntense
ColorIntense

Eu comprei recentemente um mas errei a cor…a tabela dele é diferente da keraton!

A embalagem é parecida, o preço é o mesmo, dentro tb vem uma bisnaga, mesma forma de passar (aqui indicam 30 minutos e com touca, q eu não acho legal usar pq vc não percebe a cor q está ficando), rende a mesma coisa…a única diferença com o keraton é q eu achei esse um pouco amis fraca (mas como tb não acertei muito a cor não sei se foi isso) mas mesmo na foto vcs podem perceber q ele é mais claro (tem menos pigmentos) então acho ótimo quem vai usar um produto desses pela primeira vez se jogar nele já q o risco é menor! A hidratação q ele dá para os cabelos é muito mas muito boa tb, achei até um pouco melhor q o keraton (ai usar qual os 2 vai da sua necessidade, se vc quer alguma coisa mais forte vá de keraton, senão c kamura).

Qto a cor ideal:

  • Prata – neutraliza tons acobreados (comprei bem errado)
  • Mate – neutraliza cores avermelhadas
  • Cidreira – neutraliza tons amarelados e alaranjados

Tem tb Sienna (loiro dourado), Amêndoa (loiro claro dourado), Camomila (loiro muito claro dourado), Champagne (loiro claríssimo) e Ouro q é loiro dourado intenso.

Como comprei o parata não funcionou muito…deveria ter comprado o cidreira mas assim q testar eu coloco aqui!

O cuidado com esse do C Kamura é verificar direito o ton q vc deseja neutralizar apenas, pq ele hidrata mais q o keraton, mas pessoalmente achei um pouco amis fraco.

  • Brilhance

Brilhancy
Brilhancy

Ele na verdade é um shampoo não creme como os anteriores, fiquei até na dúvida se colocava ele aqui nesse post mas como a forma de passar e a embalagem são tão parecidas classifico tb como tonalizante!

Mesma embalagem dos anteriores, tubo com aplicador idêntico, só a textura é diferente pq é shampoo claro!

Vc tem q molhar os cabelos, passar ele, aguardar por 20 minutos e retirar.

A Paty q me deu a dica dele mas demorei tanto para encontrar q quase desisti!

Na primeira vez q usei brinquei um pouco e deixei tempo demais…resultado: meu cabelo ficou de uma cor estranha e tb bem ressecado.

Ele é uma versão mais forte do q o shampoo silver da loreal.

Na segunda vez deixei como indicado e continuo usando assim até hj…

Pelo fato de ser shampoo ele tem um ph bem alto e abre as cutículas dos fios por isso se vc bobear pode acontecer um acidente!

Ele é azul, já os anteriores cinzas (q na verdade é pigmento violeta), então serve mais para retirar o alaranjado dos fios do q o amarelado q eu sofro.

Achei ele um excelente produto, mas se vc usar em excesso acaba ressecando, por esse motivo e por neutralizar mais alaranjados prefiro ainda os 2 acima mas mesmo assim é um excelente produto e funciona.

Eu gosto mesmod e usar ele quando meus cabelos estão mais oleosos…ai é muito legal pq como funciona como quase um anti resíduos acaba limpando bem os fios.

A média de preço é 8 a 10 reais.

Mesmo sendo aroma do campo (q eu e a Paty temos medo) é uma boa opção pois funciona ainda mais para as loiras q estão com os cabelos bem clarinhos (já q ele limpa mais q os outros e não deixa cinza chumbado)

pantene
pantene

Banho de brilho caseiro:

Eu testei antes de fazer o post…na net encontrei várias receitas então adaptei umas 2 e a minha ficou assim:

Shampoo anti resíduos (para lavar primeiro)

  • 1/2 tintura q vc usa
  • 20 ml de oxigenada 20 volumes
  • 20 ml de creme branco (sempre usei o da pantene)
  • 1 colher de bepantol liquido
  • 1 colher de queratina líquida
  • 1 ou 2 ampolas de vitaminas (eu escolhi a de chocolate branco pq assim não alteraria a cor)

Vc passa e deixa nos cabelos por 30 minutos, depois retira e passa um condionador!

O q achei?

Bem usei a metade da tintura da matrix 8.12, como não tinha aqui oxigenada de 20 volumes usei a de 30 mesmo, o creme da pantene e o resto aumentei de algumas dicas q achei na net.

Deu certo, meu cabelo está muito cinza como eu gosto (pq a minha tintura é o cúmulo do cinza), demorou bem mais para desbotar do q os tonalizantes prontos porém eu não gostei muito não…

Além do trabalho de misturar tudo isso, o cabelo ressecou um pouco, pq no final das contas estamos praticamente tingindo novamente!

Acredito q se fazer isso mesmo de 15 em 15 dias acaba com o cabelo…sou bem mais comprar o banho de brilho pronto pois consigo um ótimo resultado (da tintura é melhor) mas em compensação tanto o keraton qto o do c kamura hidratam os fios ao invés de acabar com eles então vou deixar a tinta (mesmo misturada com creme) apenas para 1 x por mês.

Obs. eu chamei esse produtos de tonalizantes pq funcionam como tinturas temporárias, porém a sua grande função é neutralizar tons indesejados e dar brilho de volta aos fios, então na realidade são banhos de brilho.

Não falei aqui do casting, entre tantos outros por ai pq eu acredito q esse tipo de produto está mais para tintura do q apenas mascarar os tons indesejados (tonalizantes) e nesse caso por serem extremamente mais fortes eu não indico muito!

Comparação entre as cores deles:

Brilhancy - Keraton - Color Intense
Brilhancy – Keraton – Color Intense

bjs

Mandi

* agora só falta o post dos produtos desamareladores de uso contínuo

Gravatar Image
Paulista com 26 anos completamente apaixonada por cosméticos, atualmente ruiva depois de um longo período loira, não sai de casa sem blush e viciada em seriados.