Cabecalho

10 agosto 2011

Para Blogueiras: Domínio próprio

Sem título


Eu demorei muito para entender o que era e quais eram a vantagem de ter um domínio próprio, na verdade tinha receio de trocar o blogspot.com para .com e perder alguma coisa (ou até o blog inteiro), mas quando fiz foi bem mais fácil do que imaginava.


Para começar muita gente diz que .com ou com.br deixa o seu blog com uma carinha "mais profissional", eu sinceramente mudei mesmo não por isso, mas para mais pessoas conseguirem acessar o blog principalmente do trabalho (já que muitas empresas bloqueiam endereços com a palavra blog).


Além disso, melhora a indexação (ou seja mecanismos de busca como o google "acham" o seu blog maior facilidade nas pesquisas), e tb pq o blog fica com o endereço mais fácil de lembrar.


Um outro forte motivo é que muita gente quer se aproveitar de seu trabalho, registram domínios com nomes similares ao seu blog para quando procurarem na pesquisa, o google redirecionar primeiro para esse outro nome parecido com o de seu blog já que ele é .com ao invés do seu.


Também temos diversos exemplos de blogs que demoraram para registrar o domínio e quando quiseram virar .com ou com.br o domínio já não estava mais disponível, então sempre é recomendado registrar das 2 formas.


Imaginem agora vc toda feliz pq seu blog já possui mil, dois mil, três mil, cinco mil, sei lá qts seguidores, e quando desejar elevar o nível do blog vai comprar um domínio e ele já está registrado? Infelizmente a única saída será vc trocar o nome de seu blog. Uma sacanagem ne?


Então vale a pena registrar o seu domínio, o quanto antes, ainda mais pq o custo é muito baixo.


Acredito que a melhor forma de registrar o seu domínio (pelo menos a mais simples) é através do uol host.


Lá o .com sai por 15 reais e o com.br sai por 30 reais, ambos anualmente, então menos de 50 reais se vc quiser realmente se proteger (é aconselhável fazer isso, mas caso queira apenas um tb é possível).


Fazendo direitinho o tutorial, seu blog continua hospedado no blogger, então quem acessar vai continuar sendo encaminhado para o novo endereço da mesma forma, vc não perderá seguidores, atualizando os feeds nem isso vc perde tb.


Acredito que a maior perda é a lista de blogs que acompanha, então indico vcs salvarem direitinho antes de começar, e alguns códigos java não rodam mais no domínio próprio (mas como quem altera isso deve manjar um pouco não encontrará problema em arrumar).


Vale a pena? Muito, instalando adequadamente vc consegue manter o seu blog, porém com seu registro. Ninguém poderá comprar na sua frente, todos poderão acessar de qualquer lugar, e pessoalmente acredito que isso sai com um custo muito baixo.


Quem decidir definitivamente fazer isso, vou recomendar 2 tutoriais do Mundo Blogger sensacionais (sou fã desse site há muito tempo) aqui e aqui.


Vale a pena!


Espero que vcs tenham gostado, apesar de não ser "minha área" esses para blogueiras está agradando muito gente.