Cabecalho

05 outubro 2011

Para Loiras: Como Neutralizar Cores Indesejadas

estrela-cores-


Aqui no blog indiscutivelmente o assunto mais polêmico é sobre como desamarelar os fios.


Sempre tento atualizar a lista de passos, mas como vcs sabem cada dia que passa um produto novo é jogado no mercado, e aquele primeiro que era bom já ficou ultrapassado.


Tenho que testar mais 2 linhas que estão aqui em casa antes de refazer a minha lista de produtos favoritos, mas antes disso resolvi fazer uma postagem hj para ensinar diferentes formas de desamarelar os fios, já que nem todos os produtos são iguais.


Para ficar mais simples resolvi separar por problemas que aparecem em nossas lindas cabeleiras loiras…


Vamos por partes:


loiro sem descolorir


Tentei ficar loira e fiquei com o cabelo vermelho:


Um cabelo escuro precisa de descolorante, oxigenada potente e um bom tempo de pausa para ficar loiro.


Um cabelo naturalmente escuro não vai ficar loiro clarinho só com tinta, esqueçam isso, assim como quem já passou tintura escura.


Descolorante acaba com o cabelo? Sim, mas hj em dia existem diversos no mercado muito melhores do que os antigos vilões, inclusive sempre opte pelo azul já que esse desamarela os fios.


Muito melhor descolorir de vez do que ficar passando milhares de tinturas e manchar o cabelo todo.


Quem tem o cabelo escuro e quer um loiro clarinho vai precisar fazer isso, já quem quer deixar apenas loiro médio, pode optar apenas por luzes que irá clarear o cabelo sem precisar descolorir tudo.


Meu loiro ficou de uma cor estranha:


Quando descolorimos os cabelos ou tingimos, muitas vezes achamos o loiro horrendo, mas o primeiro passo é saber o motivo disso ter acontecido olhando no espelho mesmo para saber se ele ficou amarelado, alaranjado ou avermelhado para saber o que usar.


O que nem toda loira sabe é que os famosos desamareladores com pigmento violeta só funcionam para os amarelados (dããã), mas existem outros que podem resolver nosso problema, quando não ocorre isso.


Se ficou com mechas alaranjadas:


sujinho


O único produto que conheço com pigmento azul é o BRILHANCY da Aroma do Campo que funciona como um shampoo tonalizante/neutralizante, não acaba com o cabelo, mas apresenta ótimos resultados.


Uma outra solução bem mais complexa é comprar mix azul e misturar na tintura, mas por experiência própria não recomendo isso para ninguém, apenas para profissionais pq se errar a quantidade o cabelo fica azul.


Se ficou com mechas avermelhadas:


laranja


Precisamos de algum produto com pigmento verde, e o único que conheço é o creme tonalizante do C Kamura INTENSE COLOR da cor Mate.


A embalagem assusta pq logo vc pensa: meu cabelo vai ficar verde! Mas infelizmente é a única forma de retirar o avermelhado, ou comprar o mix verde para misturar na tintura mas isso se errar na quantidade pode deixar o problema bem pior do que inicialmente.


Se ficou com mechas amareladas:


amarelado


Parabéns vc tem o cabelo da maioria das loiras tingidas!


Sinceramente isso é muito bom pq temos diversos produtos a nosso favor.


Mas agora surge outra dúvida:


Vc gosta do cabelo desamarelado apenas ou cinza?


1


Muitos produtos apenas neutralizam o amarelão, outras já depositam pigmento cinza, pois assim neutraliza a cor indesejada e deixam os fios como nos primeiros dias da tintura.


Eu gosto de cabelo bem cinza, quase chumbado mesmo, pq estou optando por um loiro mais escuro há algum tempo. Quem tem o loiro bem claro deve fugir desses produtos, pois consequentemente escurecem um pouco a cor, já que pigmento cinza nada mais é do que umas gotinhas de preto misturadas.


Produtos desamareladores:


11


Kit desamarelador Alta Moda, shampoo e máscara desamareladora da Heidi, Silver da Loreal, shampoo desamarelador da Yenzah.


Produtos para cabelos para acinzentar os fios enquanto desamarelam:


bbb


Shampoo e máscara desamareladora da Secrets, Keraton Prata Kert e linha absolut blonde da Kert e Agima.


Agora segunda parte:


dourado


Como fugir do loiro dourado


O que é tintura cinza?


Com final: .01 para quem tem o cabelo bem claro, .1 para quem quer correr do dourado, .11 para quem ama um cinza e .12 que é cinza irisado (com pigmento violeta) para quem tem o problema do amarelão frequente.


E o tonalizante?


Mais fraco que a tintura um pouco mais eficaz que os desamareladores de uso contínuo (shampoos e máscaras). Hj em dia temos a opção dos tonalizantes neutralizadores em forma de creme de tratamento, funcionam muito e não ressecam os fios. Os 2 disponíveis do mercado que conheço são: Keraton da Kert e Intense Color C Kamura.


De uso contínuo?


Gente shampoo desamarela, algumas máscaras tb, mas condicionador e leave in não fazem isso.


Indico usarem algumas linhas completas pq normalmente produtos desamareladores enrijecem os fios, eles ficam ásperos com aspecto ressecado, logo a continuação desses produtos são "mais hidratantes" para reverter essa situação do que os normais.


Alguns shampoos são de uso contínuo, outros 1 x por semana, algumas máscaras desamarelam outras com pigmento mais leve apenas hidratam, tudo varia de marca para marca.


Ser loira é uma luta, eu preciso usar tintura + tonalizante + uso contínuo para conseguir isso. Acho que vale a pena, mas precisamos saber o que estamos passando antes de sair comprando tudo qto é produto que aparece, pois percebo pelos comentários que muitas vezes eles não funcionam pois não são os mais adequados.


Representantes de marcas, vendedoras de perfumarias, alguns profissionais que vendem os produtos no salão podem estar indicando algo que realmente NUNCA vai funcionar no seu caso, logo vale a pena aprender.