Cabecalho

19 fevereiro 2012

Para blogueiras: final dos seguidores para quem não usa blogger

image


No dia 1 de março o Google Friend Connect será desabilitado para quem não usa a plataforma blogger.


Isso está deixando muitas blogueiras com o cabelo em pé, o que acontecerá com seus seguidores ainda é um mistério, que a princípio assusta.


Quem utiliza o blogger pode ficar tranquila, pois tudo continuará normal, pelo menos por enquanto.


Sempre que o google muda algo, a curto ou a longo prazo irá nos afetar, então o bacana é desde já procurar outras ferramentas para interagir com seus leitores.


Assim se por algum motivo os seguidores sumirem, como irá acontecer para quem não usa blogger, vamos ter um segundo plano.


Agora o motivo para o google fazer isso ninguém sabe ao certo, mas muita gente está apostando que essa atitude veio para beneficiar quem utiliza o blogger e prejudicar quem não usa, dando um certo favoritismo mesmo.


Mas tem gente que pensa que essa mudança é apenas para algo maior que o google está preparando para o futuro e começou com quem não usa a sua plataforma, mas também chegará para todos se colocarem um serviço novo e atualizado.


Quem acredita nessa segunda corrente aposta que o google está empurrando o tal google + garganta abaixo.


Tudo por enquanto está sem resposta, então só com o tempo mesmo vamos saber, mas eu já estou sentindo falta do "seguidores" em blogs grandes que utilizam a plataforma wordpress e já retiraram a gadget antes mesmo dela desaparecer.


Estão comentando que agora quando vc entrar no blog irá aparecer a opção para seguir, mas como escrevi antes, por via das dúvidas vale a pena todo mundo correr atrás de um novo sistema (ou se render ao g+).


Aqui no blog já coloquei a caixinha dele e adicionei a do twitter (que nunca divulguei direito por aqui).


Agora a famosa pergunta: para que "os seguidores" serve mesmo?


A ideia era para aproximar os leitores de seus blogs favoritos, assim a cada atualização apareceria no painel do blogger a informação com o novo post, mas sabemos que não é visto assim para 80% das blogueiras.


Um número grande é legal principalmente em relação as marcas grandes para vc mostrar que seu trabalho é sério, afinal de contas, se muita gente te segue vc está fazendo algo legal.


Apesar disso muitas blogueiras se iludem que esses números significam tudo, calma ai que também não é bem assim, não adianta ter um milhão de seguidores (através de sorteios e mais sorteios apenas) e não postar nenhuma informação.


As marcas já não estão mais preocupadas apenas com esse número (principalmente as grandes), mas sim a qualidade do conteúdo, então se isso desaparecer não será o final do mundo.


Ter um número grande de seguidores é bom claro, mas não é tudo, e sim uma pontinha da importância de seu blog.


Agora a dica é conseguir alternativas, para caso os seguidores desaparecerem de todos os serviços a longo prazo, vc manter um canal de comunicação com seus leitores.


Por isso vale a pena ter uma página do face, twitter, google + etc no seu blog.