15 março 2012

Como começar aplicando tonalizante para segurar ou neutralizar a cor

tonalizante como usar


A saga para manter o cabelo tingido com a mesma cor do dia da tintura não acabou rs.


Recomendei aqui nesse post os cremes tonalizantes, então agora vou mostrar a forma que uso, pois eles são os únicos produtos que não recomendo usar como descrevem na embalagem.


Para alertar:


Esses tonalizantes que comento não são todos os produtos com esse nome no mercado, o casting (creme gloss) pelo menos mudou para tintura e ninguém percebeu, assim como diversos outros conhecidos nossos.


Esses que eu gosto e indico são fabricados por apenas 2 marcas por aqui, o Keraton da Kert e o Color Intense do C Kamura.


Nos meus dias de loira gostava mais do keraton, agora ruiva sou bem mais o C Kamura, que pelo menos em minha opinião é melhor porque possui uma cartela de cores maior e a duração também ganha em algumas lavagens do primeiro.


Agora ele tem um "defeito" porque é super específico, se comprar o errado não vai funcionar, por isso copiei aqui a tabela de cores que vem na embalagem com o resultado de cada cor que não está disponível no site da marca.


Como funcionam:


Eles devolvem superficialmente a cor da tintura para os fios, não fazem mudanças drásticas, mas ajudam a segurar a cor por mais tempo e são ótimos para neutralizar cores que não gostamos.


Não ressecam nem danificam os fios porque possuem agentes condicionantes, ou seja, a agressão é mínima.


Como aplicar:


Aqui que não concordo com os fabricantes, sou contra usar o produto diretamente nos fios nas primeiras aplicações, porque se a cor estiver errada pode manchar o cabelo.


Indico usar misturado no creme de tratamento (pode ser qualquer um desde que seja branco) com essa medida:



Para cada colher de sopa do creme branco misturar uma colher de chá do tonalizante



Quem tem mais cabelo precisará de 4 a 5 colheres de cada um, quem tem menos apenas 2, assim também evitamos o desperdício já que o produto pode ser fechado tranquilamente para uso posterior (a bisnaga da embalagem é feita para isso).


Cada cor vem com um tempo de pausa diferente no geral são 30 minutos, mas no começo não acho legal deixar tudo isso, vale a pena deixar 20 e retirar para ver como ficou.


Deu certo? Na próxima misture e deixe 30 minutos, com o tempo aprendemos qual é a nossa quantidade e cor ideal, depois disso sim podemos usar diretamente nos fios sem o creme branco misturado.


Ele puro além do resultado ficar mais "forte" ainda tem uma duração melhor, mas sinceramente não vejo vantagem em fazer isso nas primeiras aplicações, antes um resultado mais fraco do que um cabelo manchado.


De quanto em quanto tempo:


Ambas marcas descrevem que podemos utilizar quantas vezes forem necessárias, por isso não vejo muito problema em aplicar sempre (não vale exagerar tb rs), ainda mais se for misturado com outro creme.


No meu loiro usava puro 15 dias após a tintura, sempre intercalava um com o outro, já no ruivo estou fazendo isso semanalmente (misturado).


Além disso é possível e até indicado misturar 2 cores de tonalizantes como muitas loiras com cabelos bem clarinhos fazem (keraton pastel + prata) ou então para ruivas com aquele loiro acobreado que tanto admiro (intense color conhaque + cobre).


O que vale aqui é experimentar e com o tempo perceber a sua necessidade, deixar mais ou menos tempo e alterar a sua quantidade, nunca o resultado para diferentes cabelos é igual por isso vale começar devagar.