Como cuidar: Tingidos e Descoloridos

Posted on
Tingidos e Descoloridos

Já fiz aqui o post de como cuidar dos fios depois da temida progressiva, então como prometi que faria outros específicos, vamos lá para os cabelos coloridos.

O que acontece:

Com o colorido é simples, a tintura abre as cutículas dos fios e deposita o “novo pigmento da cor” por isso desbota muito rápido, nem sempre os fios são selados depois para evitar que perca parte desse pigmento com o tempo.

Com os descoloridos a situação é um pouco pior, o descolorante é mais agressivo porque abre mais ainda as cutículas e retira o pigmento “original”, por isso precisamos tonalizar depois para o novo ser depositado.

Aprendi no Eu Amo Cabelo que o pigmento vermelho é o pior de todos, pois a molécula é maior por isso força mais as cutículas dos fios, muitas vezes não consegue mesmo assim penetrar “direito” desbotando rápido (está só na superfície) e essa abertura necessária maior resseca mais (na verdade fica mais áspero).

O vermelho é o pior, porém para o loiro muitas vezes é necessário descolorir antes de tonalizar, então na verdade ambos precisam de muitos cuidados após a transformação.

Tingidos e Descoloridos
Tingidos e Descoloridos

Dicas:

  • Tinturas profissionais x comerciais (caixinha): entendendo um pouco a numeração, a profissional sempre é melhor, além de penetrar melhor nos fios depois consegue selar de forma mais eficiente. A comercial é mais superficial, além disso muitas marcas usam alguns ativos “baratos demais” que acabam com os fios, por isso sempre recomendo a primeira opção. O único cuidado é aprender um pouco mais sobre as cores e tentar entender tudo direitinho, porque como são superiores oferecem uma cartela muito maior e com isso se enganar e escolher a errada é mais fácil.
  • Produtos específicos: se vc deseja mesmo manter a cor, na hora de comprar seus produtos escolha sempre tudo que tiver a palavra coloridos no rótulo, independente do resto de química existente essa deve ser a primeira opção.
  • Qual a diferença: shampoo para cabelos coloridos costumam ter o ph mais baixo com isso fazem uma limpeza suave e não agridem mais os fios, os condicionadores e máscaras tb funcionam da mesma forma trabalhando com o ph mais baixo ainda.
  • Protetor solar: esse quase ninguém lembra, acreditem que o sol é nosso inimigo na hora de manter a cor, é fundamental então acrescente na sua rotina.
  • Proteção térmica: o calor do secador e chapinha tb são seus inimigos, por isso sempre use um bom protetor térmico, é tão importante quanto o solar.
  • Tonalizantes: para manutenção da cor, sempre recomendo os famosos tonalizantes em creme, ajudam bastante a recuperar a cor e o brilho.

Nesse post aqui expliquei como começar a usar e nesse aqui coloquei a tabela de cores do C Kamura.

Sugestões de produtos: aqui selecionei alguns produtos que já usei e recomendo bastante.

Agora fico aguardando as sugestões de vcs, aqui nos comentários mesmo, para o próximo Como Cuidar!

Gravatar Image
Paulista com 26 anos completamente apaixonada por cosméticos, atualmente ruiva depois de um longo período loira, não sai de casa sem blush e viciada em seriados.