Cabecalho

12 março 2012

O grande mal das lojas de cosméticos: vendedoras chatas

chato (1)


Como fiquei muito feliz com a resposta de vcs no post profissionais e vulgos profissionais, resolvi fazer mais um post "desabafo" depois de ler nos comentários a insatisfação geral com as promotoras/vendedoras das perfumarias/marcas, então vamos discutir um pouco sobre isso.


Tudo começou quando a Aline nos comentários escreveu que era irritante quando as representantes das marcas davam pitacos negativos nos nossos cabelos. Apoiada 100% (rs) quem aqui nunca falou ou gostaria de ter falado para uma dessas se olhar no espelho?


Algumas marcas infelizmente treinam as suas promotoras com táticas agressivas onde tentam colocar na cabeça da consumidora que seu cabelo está péssimo e precisando de ajuda, nesse momento entra a fala: nós temos a solução, a linha tal irá deixar o seu cabelo lindo.


Essa estratégia deve ter sido criada por homem (só pode) e hoje em dia chega a ser ridícula, desculpem as marcas que fazem isso, mas vcs precisam trocar todo o pessoal que manipula essa ideia para as promotoras (sim, a culpa não é deles em 99% dos casos, o seu treinamento que impõe isso) porque é uma tremenda babaquice e nenhuma mulher vai reagir bem ouvindo isso hoje em dia.


Não somos mais volúveis, hoje a mulherada ocupa outro lugar na sociedade, não pode mais ser vista como "bobinha" ou "ingênua".


Infelizmente quem paga o parto na hora da raiva são as promotoras que foram instruídas para falar isso, eu mesma assumo que já dei "patada" em várias assim como vi outras fazendo o mesmo com esse tipo de abordagem.


Quem aqui nunca ouviu:


-Seu cabelo está seco/danificado, precisa disso e disso, nossa está feio.


-Menina/gata/amiga/"colega" o que vc fez para seu cabelo ficar assim?


-Nossa vai ter que limpar toda essa cor/tratamento, calma que vou chamar a outra vendedora, depois disso ambas ficam mexendo no seu cabelo comentando como está estranho.


E sabe o mais engraçado? Muitas vezes os cabelos "saudáveis" das próprias estão horríveis ou então tratados apenas superficialmente, conseguimos observar que na primeira gota d'água vai ficar horrendo.


Marcas pelo amor escutem:


Nunca treinem ninguém para fazer esse tipo de abordagem nas consumidoras, o máximo que vcs vão conseguir é enganar 1 ou 3 ovelhinhas, o resto vai criar um imenso desprezo por vcs.


Simplesmente ridículo isso, quem toma a patada são as promotoras porque o sangue sobe, mas tenho vergonha alheia por esse treinamento.


Agora temos outro tipo interessante, a vendedora que não é de nenhuma marca que resolve dar "pitaco" em procedimentos que imagina como são na realidade.


Achei engraçado, pois como a maioria que acompanha o blog sabe, virei ruiva recentemente. O meu tão amado ruivo é o loiro acobreado, que tem gente que ama ou odeia e semana passada cai na gargalhada na perfumaria quando a vendedora me abordou e eu nem estava olhando produtos capilares: Nossa vc precisa limpar o seu loiro, perai que vou chamar uma pessoa para explicar como vc deve fazer, está horrível o alaranjado vc precisa de um desamarelador.


Respirei fundo e tentei responder da forma mais delicada possível, mas mandei ela procurar um oftalmo porque estava precisando de ajuda.


Agora a parte engraçada, minutos depois ela estava ajudando uma menina novinha com o cabelo bem preto a ficar loira, sabe qual foi a sugestão? Uma tintura super fraquinha.


Quando essa menina ficaria loira? só quando descolorisse, com nenhuma tintura comercial (nem profissional aliás), ela conseguiria o loiro "branco".


Tudo isso para mostrar para vcs, se estiver com dúvida, pergunte só que tomem muito cuidado para quem estão fazendo isso.


Pergunte sempre para um bom profissional, pesquise antes de sair de casa, não caia no papo de quem entende menos que vc.


É irritante quando te criticam para vender produtos, pior ainda é observar quando indicam essas atrocidades absurdas, mas tem um outro tipo que incomoda bastante.


Aquelas marcas que nunca conseguimos chegar perto de seus produtos, sempre tem uma "chata" na frente que não te deixa ir embora, novamente:


Marcas por favor, não forcem a situação, deixa a gente olhar com calma.


Se interessar claro que uma sugestão de produto é bem vinda pela promotora, mas às vezes precisamos olhar direitinho, ler a embalagem para só depois alguém ficar no nosso pé.


Mas como falei outras vezes, todo lugar temos pessoas com um conhecimento bacana e outras com esses problemas que falamos, quando comprei a tinta percebi isso tive uma tremenda sorte em encontrar uma menina que entendia muito, mas isso não é a maioria.


As perfumarias precisam ficar de olho em quem contratam e principalmente, observar o que a pessoa está falando, afinal de contas a pessoa ali no momento está representando a loja.


Agora quanto as marcas, o assunto é delicado, muitas de vcs precisam reavaliar o seu treinamento.


É um mercado que cresce muito, mas precisa de um certo cuidado, principalmente em como vcs abordam as possíveis consumidoras de seus produtos.