Cabecalho

01 março 2012

Para blogueiras: Os “seguidores” não acabaram para quem usa blogger

image


Hoje no para blogueiras vou comentar novamente um assunto que já falei aqui na semana do carnaval, mas como ultimamente ando lendo muita bobagem, acho que vale a pena reforçar.


Hoje dia 1 de março de 2012 o Google Friend Connect, mais conhecido como "seguidores", foi desabilitado para quem não usa a plataforma blogger.


Quem usa e mesmo assim ficou com medo, pode relaxar porque ela continua na barra lateral ativa, o mundo não acabou (rs).


O motivo do google ter desativado os "seguidores" para sites e blogs fora da sua asa (que é o blogger), ainda não foi explicado, só temos hipóteses.


O blogger é um bom serviço, mas a maioria sabe que perde em vários pontos para o word press, principalmente quando resolve brincar (bugs) com quem usa. Por isso muitas pessoas migrarem seus blogs para outra plataforma, logo o google (blogger) resolveu favorecer seus usuários, oferecendo serviços que agora serão exclusivos.


Agora não confundam se vc comprou o domínio (.com ou com.br que comentei aqui), ele mudou apenas o seu "endereço", mas a sua plataforma continua sendo blogger.


Inclusive vc continua usando o painel do blogger, logo os seguidores amanheceram ai bonitinhos, mesmo porque quem teria esse serviço desabilitado foi avisado na própria gadget um tempo antes.


Agora muita gente acredita que isso foi apenas um passo inicial para um novo plano, a longo prazo talvez o google resolva retirar mesmo os seguidores ou apresentá-los de outra forma, se isso é verdade ou não só com o tempo vamos descobrir.


A minha sugestão no momento é aproveitar a onda e já instalar caixinhas de outras mídias sociais para quem deseja acompanhar o blog, assim se um dia isso acontecer, vc já vai estar pronta.


São boas opções:


Like box do facebook, caixa para seguir no twitter e a novata google + que ainda está no começo, mas se tratando de google acredito que irá vingar (querendo ou não).


É só jogar no google que aparecem diversos tutoriais de como incluir essas caixinhas, mas claro que antes de colocar é necessário montar a página oficial do blog nessas mídias, nada impossível pois pesquisando um pouco é bem simples.


É isso os seguidores não acabaram para quem usa blogger como disse no outro post, mas como tudo é muito rápido na internet, é bacana não depender apenas deles no seu blog.