Cabecalho

21 abril 2012

Sobre publieditorias e a tal dica amiga

consumismo


Bem agora vou falar um assunto sério com vcs sobre a mudança da blogosfera.


O Testando já é velhinho, em setembro completa 4 anos então posso dizer que já vi de quase tudo por aqui, mas como está hoje em dia faz qualquer uma perder a vontade de "ser blogueira".


Eu entendo que um blog serve para unir as pessoas com os mesmos interesses e discutir sobre eles, cosméticos no nosso caso, porque no meio de tanta propaganda aprendemos o tal consumo inteligente.


Entendo que serve para antes de comprar, conhecer um pouco mais o produto, vai além daquela propaganda vinculada em revistas/TV para saber o que funciona ou não no nosso caso.


Um blog na teoria não é um site, revista virtual e por ai vai, nele o que está escrito é a opinião da (s) autora (s).


Acontece que o lado escuro da força apareceu, ao invés de auxiliar outras pessoas ao consumo inteligente, mudou e passou a incentivar o consumismo burro ou como cada um quiser chamar.


As marcas viram a oportunidade de vender em massa exatamente para o seu público alvo.


Isso é errado? Acredito que não, lei da oferta e procura simples, porém o que acho errado é abusar da confiança gerada na relação entre a blogueira e suas leitoras para rolar esse tipo de exploração.


O que tem de blogueira fazendo propaganda e incentivando todo mundo a comprar como se fosse uma dica amiga não é brincadeira.


Por isso fiquem de olho, o mesmo texto está em centenas de blogs? É publieditorial, não uma dica de mulher para mulher (perdoem o trocadilho rs).


Na minha opinião publieditorial não é pecado, desde que sinalizado como tal para avisar as leitoras: olha não fui eu que escrevi, é propaganda.


Além disso, precisa de uma certa coerência com o tema do blog, aqui no Testando como o nome sugere só falo sobre cosméticos, já apareceu proposta de loja de sapatos, roupas, óticas e até marca de comida (rs) só que não fiz porque não achei lógica.


Muitos blogs fazem isso e em alguns acho errado pelo mesmo motivo do Testando e em outros até pode ser correto por serem relacionados a um tema mais abrangente como beleza.


Sinceramente cada cabeça uma sentença, independente disso o importante é sinalizar a propaganda, não enganar ninguém com dica de amiga.


Isso é o que penso como publieditorial.


Nunca fiz aqui porque não achei um que batesse com o perfil do blog, quando fizer vcs com certeza serão avisadas, minha consciência fica tranquila assim.


E ainda tem mais uma, o que está escrito aqui é de minha responsabilidade então pode estar ok em tudo, mas se não concordo com o texto simplesmente não fecho.


Se por um lado tem blogueira "esperta", por outro tem muitas marcas assim tb, por isso não acho que um blog possa valer ouro (achei o cúmulo quando descobri que algumas blogueiras não falam sobre marcas que não pagam para aparecer), só que tb não é um lixo.


Um blog vive de testes e lançamentos e isso dá um bom trabalho, não é errado gerar $ para a blogueira, mas desde que essa respeite as suas leitoras.