Loiras: Como escolher a tintura

Posted on
loiras_thumb

Resolvi refazer uma postagem que até hoje é uma das mais lidas do blog, apesar de não estar mais loira, foram 14 anos de experiência.

Para não ficar gigantesca, novamente vou dividir em 3 passos, explicando um pouco mais sobre tinturas, tonalizantes e shampoos/máscaras desamareladoras.

Então vamos para a primeira parte que é a principal, a escolha da tintura loira ideal.

Primeiro temos que decidir qual altura do loiro desejamos, normalmente na numeração normal das marcas ele varia entre o 7 ao 10 (acima são os super clareadores).

  • 7: loiro escuro
  • 8: loiro médio
  • 9: loiro claro
  • 10: loiro extra claro

Agora precisamos escolher a nuance, determinada a partir do número após o ponto da tintura:

  • .0: Natural
  • .1: Cinza
  • .3: Dourado
loiras_thumb
loiras_thumb

O natural é o mais claro de todos, o cinza é aquele que combate o amarelão/alaranjado e o dourado pode ficar com cara de gema de ovo se não cuidar direito.

Agora o cuidado aqui é para determinar o segundo número após o ponto, pode ser igual ao primeiro acima (intensificando a nuance) ou diferente em uma quantidade menor.

tabela loiros_thumb
tabela loiros_thumb

Por isso:

  • .01: loiro natural cinza
  • .11: loiro cinza intenso
  • .31: loiro cinza dourado

Além desses números, encontramos muitas vezes no final o 2 que é o irisado (pigmento violeta para neutralizar possíveis amarelados) e 7 que é o marrom.

É legal identificar que tipo de loiro é cada um porque como sabemos nem sempre a cor da caixa ou catálogo é parâmetro, então entendendo direitinho essa parte, pelo menos não teremos surpresas indesejadas.

Cuidados para a primeira vez que pintar:

  • Saber se o loiro que vc escolheu é possível para sua cor natural: tintura clareia até 2 tons (algumas mais potentes no máximo 3), se o seu cabelo natural for na altura do 6 por exemplo, a base da tintura apenas chega no máximo no 8/9 mais que isso só descolorindo.
  • Tintura não clareia tintura: se o cabelo já está tingido não adianta passar uma cor por cima da outra achando que vai clarear, inevitavelmente o cabelo acabará manchado, nessa hora procure remover os pigmentos da tintura anterior antes (pode ser com o dekap color para ser mais rápido).
  • E para clarear mais? essa pergunta sempre aparece por aqui, quem quiser arriscar várias marcas fabricam super clareadores, eles podem ser utilizados puros (mas não recomendo para ninguém) e misturados em outras tinturas para potencializar seu clareamento. funciona e pode ajudar a clarear um pouco mais, mas tem o lado ruim que detona o cabelo se usado sem cuidado, por isso na dúvida vá em um salão e faça luzes antes da tintura, essa é uma das melhores formas de clarear o cabelo “com segurança” antes da tintura.
  • Cabelo avermelhado, mas não loiro: muito cuidado nisso, se o cabelo não abre para uma cor mais clara ficando apenas avermelhado, muitas vezes ele não está saudável para aguentar o loiro. Não conseguiu? Desista e trate do cabelo, depois alguns meses tente novamente porque mais vale ter ele na cabeça mesmo escuro do que loiro no chão!
  • Amarelou: nos próximos passos vou resumir como evitar o amarelado ou alaranjado com medidas mais leves, como tonalizantes ou shampoos/máscaras, mas quando o cabelo fica assim com a tintura é legal usar da próxima vez uma com final .01 e se der certo da próxima passe o .1, se mesmo assim não adiantar vá para o .11 na outra e como última chance tente o .12 que vai desamarelar. Vejo que muita gente reclama aqui sobre isso, mas usa tintura com final natural ou dourado, nessa parte não tem jeito quem não gosta dessa cor precisa escolher um final cinza antes de mais nada.

Espero que vcs tenham gostado, aprendi um pouco mais depois dos posts antigos então como são bem acessados, acho que vale a atualização!

Gravatar Image
Paulista com 26 anos completamente apaixonada por cosméticos, atualmente ruiva depois de um longo período loira, não sai de casa sem blush e viciada em seriados.