Cabecalho

26 junho 2012

Como cuidar: Primeiros passos para cabelos detonados

cabelos


Muita gente aparece aqui no blog com essa dúvida, detonei meu cabelo e agora?


Por isso resolvi fazer esse post, com o que geralmente indico nos comentários, para quem detonou os fios com descolorantes, excesso de tintura ou progressivas da vida.


O primeiro passo aqui que sempre recomendo é essa Plástica Capilar aqui, foi o que salvou meu cabelo e com certeza vai ajudar muita gente, pode ser um pouco trabalhosa só que o resultado compensa (além disso, é fácil encontrar os produtos, já que diversas marcas fabricam similares).


O seu resultado depende dos produtos que você irá utilizar, se forem profissionais ótimo, por causa da sua concentração o resultado é imediato.


Agora se o bolso está apertado, não deixe de fazer mesmo assim com produtos baratinhos, vc só precisa de uma queratina e alguma máscara a base de colágeno.


O segundo passo é o tal Cronograma Capilar, para recuperar os fios é necessário separar seus produtos em reconstrutores, nutritivos e hidratantes.


O cabelo não aguenta todo dia os mesmos produtos, por isso é importante saber o que usar em cada fase e especialmente criar uma ordem para usar seus produtos, não precisa sair comprando basta separar aquilo que você já tem em casa.


Para começar vale usar essa tabelinha abaixo, para mais informações sugiro a leitura desse post aqui:


O que é: Ingredientes: Efeito imediato: O que realmente faz:
HIDRATAÇÃO ativos naturais como frutas, frutos e ervas Cabelo macio e desembaraçado Repõe a água perdida dentro do fio
NUTRIÇÃO óleo, vitaminas, manteigas e ceras vegetais Reduz o volume (ajuda no caimento dos fios), evita frizz e devolve o brilho Repõe nutrientes perdidos
RECONSTRUÇÃO queratina com todas suas derivações e colágeno Aumenta a resistência, sela as cutículas fazendo secar mais rápido (acaba com a porosidade dos fios) Reestrutura a fibra capilar restaurando a sua parte interna

O que eu sempre indico é o seguinte: teste primeiro uma máscara hidratante, depois uma reconstrutora e depois uma nutritiva.


O cabelo ficará mais bonito no dia daquilo que está faltando, por isso pegue aquela que vc mais gostou do resultado e faça mais vezes, sempre intercalando com as outras (claro).


A única que devemos tomar cuidado é a reconstrução porque seu excesso faz os fios ficarem ásperos, mas aprendendo a diferença e reparando no resultado na prática será fácil saber a hora de parar.


Não existe uma tabela "universal" porque cada cabelo precisa de uma coisa diferente, por isso teste e observe os resultados, não tem segredo.


Separei nesse post aqui as minhas favoritas, isso é muito pessoal, mas acredito que pelo menos algumas sugestões podem ser aproveitadas.


Se mesmo fazendo tudo isso não está funcionando como deveria, observe as marcas que vc está utilizando, porque geralmente produtos "comerciais" não conseguem recuperar sozinhos os fios, por isso comentei um pouco aqui sobre os comerciais/intermediárias/profissionais que valem a pena.


Agora o principal problema, e quando o bolso não aguenta?


Se vc já usou tudo aquilo que tem em casa e o cabelo não respondeu bem, ou então se vc não tem muita variedade, sempre sugiro o seguinte para cada fase:


-Hidratação: não gaste um absurdo aqui, é a fase mais tranquila por isso compre produtos baratinhos para ela, os comerciais já dão conta do recado. Caso sinta que precisa de algo extra, use e abuse das ampolas hidratantes, são baratas e funcionam bem.


-Nutrição: caso vc não tenha em casa uma máscara profissional ou intermediária, compre um bom óleo (seja de argan, macadâmia ou qualquer outro) e turbine a sua máscara nutritiva com ele, invista no óleo e economize nas máscaras.


-Reconstrução: nessa fase os produtos são mais caros, tanto que é muito complicado encontrar produtos comerciais que realmente reconstroem o cabelo, por isso se não der para comprar muita coisa use e abuse das queratinas da vida. Gaste comprando uma boa, depois disso passe pura ou misture nas suas máscaras, o resultado já é satisfatório.


Resumindo, no que vale investir?


Máscaras reconstrutoras e nutritivas, caso o bolso não permitir, então compre um bom óleo e uma boa queratina.


Quando economizar?


Na fase hidratante e shampoo (use um suave, não precisa ser caro, já que sua função é apenas limpar).


Outros produtos que são importantes para os cabelos se recuperarem:


  • Não larga o secador? Então compre um bom protetor térmico, teste a sua proteção na mão mesmo, passe um pouco e jogue um jato de ar quente se protegeu a pele ok, caso ficar vermelha procure outro.
  • E condicionador precisa? Sim, não substitua o seu condicionador se sua máscara não informar o seu ph, expliquei um pouco mais sobre isso aqui, ele geralmente tem o ph menor da máscara então sela as cutículas mantendo todo o tratamento "dentro" dos fios.

Bem essas são sempre as minhas recomendações, sei que o post ficou grande, mas quem está desesperada vai gostar de ter bastante informações.


Independente do bolso, cuidados diários e com o uso adequado dos produtos, qualquer cabelo se recupera.


Para saber como seu cabelo realmente está, use um anti resíduos e depois sem nenhum condicionador ou leave in deixe secar naturalmente, assim vai dar para perceber o nível dos danos.


A coisa está feia? Chegou a hora de dar um tempo na coloração e progressivas da vida (que inclusive sou contra) para tratar, não adianta usar os melhores produtos do mundo nessa fase se seu cabelo for agredido novamente enquanto está sensibilizado.


Outros posts úteis: pré lavagem aqui e como aplicar a máscara de tratamento aqui.