Cabecalho

15 junho 2012

Como cuidar: Sobre PH dos produtos capilares

ph

Eu sabia apenas o básico sobre o ph dos produtos, ouvia muito sobre ser alto ou baixo, alcalino ou ácido, mas para tirar minhas dúvidas resolvi pesquisar um pouco mais sobre esse assunto.


Achei que renderia um post sobre esse resumo, porque na verdade para entender é simples, mas como não estamos acostumados com a denominação podemos ficar confusas.


A sigla PH significa Potencial Hidrogeniônico, é uma escala que define os níveis de acidez e alcalinidade dos produtos, a sua classificação é a seguinte:


  • 0 a 6.9 - ácido

  • 7 - neutro

  • 7.1 a 14 - básico ou alcalino

Quanto mais alcalino o produto (acima da escala 7), mais as cutículas do fio serão abertas, normalmente encontramos esse valor em shampoos anti resíduos, alisamentos e progressivas da vida.


Já os produtos com ph ácido (não assustem com o nome, nesse caso é o contrário do que imaginamos), selam/fecham as cutículas dos fios, segurando o tratamento ou cor nele.


Os produtos com ph alcalino não devem nunca ser superiores a 13 e os produtos com ph ácido nunca serão menores que 2,5 para produtos capilares.


A média entre shampoos normais é de 4.5 a 5, para máscaras de tratamento e condicionadores a regra é clara, deve ser menor ao shampoo para fechar a cutícula e manter o que foi depositado por esses (no geral fica em torno de 3.5 a 4).


*Cuidado com produto infantil- muita gente usa shampoo de criança imaginando que esse tipo de produto tem o ph neutro, o que acontece é que é neutro, mas para um couro cabeludo infantil que gira em torno de 7.5, ou seja, muito alto para adultos.


Fontes da pesquisa: Blog da Yenzah, Beleza Sem Fronteiras