Cabecalho

26 julho 2012

Para loiras: Resumo para chegar no loiro desejado

loiras_thumb[2]
Aqui no blog as maiores dúvidas aparecem nos posts para loiras, por isso vou fazer um resumo com tudo que já coloquei aqui, assim fica mais fácil encontrar as postagens e identificar o problema.


Para começar o primeiro passo é identificar qual cor vc deseja chegar e se isso é possível ou não.


A "regra" é simples, tinturas comerciais (aquelas de caixinha) conseguem clarear os fios em até 2 tons e as profissionais clareiam até 3 tonalidades, mas para conseguir um bom resultado é bacana procurar uma tintura com boa qualidade.


loiros_thumb[2]
Tudo depende também da cor original dos fios, se forem virgens (sem coloração) o que escrevi acima é regra, agora se já estiverem com tintura vale a pena antes de ficar loira dar uma olhada nesse post aqui do Dekap Color porque tintura não consegue clarear tintura.


Muita gente pensa que dá, mas o resultado sempre é o mesmo, o cabelo inevitavelmente fica manchado.


Um detalhe muito importante na hora de escolher a tintura é comprar a oxigenada da mesma marca, tem gente que pensa que é besteira, mas nesse caso não é (fora que se vc usar outra e algo der errado a marca vai fugir da responsabilidade alegando que vc não usou da forma adequada).


No geral loiros entre as tonalidades 7 e 8 (em cabelos naturalmente claros) usam oxigenada de 20 volumes, já as cores acima do 8 (ou esse em cabelo escuro) recomendam oxigenada de 30 volumes, a de 40 volumes (que acaba com o cabelo) é indicada apenas em alguns casos de descoloração para cabelos muito escuros ou então loiros super claros.


Aqui quanto maior o volume da oxigenada mais detona os fios, mas não dá para fugir muito e escolher uma com volume baixo porque muitas vezes é necessário, o cabelo não consegue clarear e fica alaranjado/avermelhado ao invés de loiro.


Uma vez comprei uma tintura comercial da cor 9.1 e a oxigenada que acompanhava o kit era de 20 volumes, sabe quando isso daria certo no meu cabelo? Nunca, por isso mesmo nesses kits é legal dar uma boa olhada (não confie de olhos fechados).


Separei nesse post aqui algumas opções de tinturas comerciais e profissionais bacanas, quando era loira gostava bastante dessas marcas, mas agora vamos deixar a tintura de lado um pouco e entender o próximo problema: amarelou ou alaranjou!


tabela loiros_thumb[2]
Se o seu loiro não ficou da cor que vc deseja a primeira coisa a fazer aqui é olhar o número da tintura para saber se ele é adequado, precisamos entender o que é natural (final 0), cinza (final .1) e dourado (final .3).


Se para a cor que vc deseja usou a nuance ideal, mas mesmo assim o cabelo não ficou bom, vale a pena rever o volume da oxigenada.


Se a cor ou a oxigenada estavam corretas, o principal agora é identificar se o cabelo está alaranjado ou amarelado.


estrela-cores-_thumb[2]

Em cabelos alaranjados o ideal é usar "desamareladores" com a cor azul para neutralizar o laranja.


Em cabelos amarelados os desamareladores precisam ter a cor violeta (quanto mais forte melhor).


Se não dá para distinguir, se joga no cinza e pronto, já vai matar as 2 tonalidades, embora escureça um pouco os fios.


Separei nesse post aqui algumas opções de produtos para os 3 tipos de pigmentos indesejados.


Agora para retirar a cor indesejada temos várias opções como:


  • tinturas com final específico (procure sempre o .2 que é o irisado para cabelos amarelados e o final .89 que é o pérola para cabelos alaranjados)
  • tonalizantes em creme (separei nesse post aqui as tabelas do intense color do C Kamura e Keraton da Kert)
  • shampoos e máscaras (lembrando sempre da coloração azul para alaranjados e violeta para amarelados)

Essa história que leave in ou qualquer tipo de finalizador, assim como a maioria dos condicionadores desamarelam costuma ser furada, algumas vezes é bacana usar o kit todo porque costuma ressecar mais os fios então o segundo passo é mais hidratante, só que na maioria das vezes é apenas gastar dinheiro a toa.


Quem sofre muito com pigmentos indesejados recomendo olhar direitinho o final da tintura e partir para o irisado, pérola ou cinza intenso (.11), usar tonalizante em creme a cada 15 dias e fazer a manutenção 1 vez por semana com shampoos e máscaras.


No meu cabelo pelo menos isso era necessário, não conseguia fugir de tudo, mas para testar do que o seu cabelo precisa é começar com os mais fraquinhos (shampoos e máscaras), se não adiantar usá-los com tonalizante e por última opção mudar a tintura.


Aqui no marcador de loiras no blog coloquei todos os desamareladores e produtos que já usei, vale a pena dar uma conferida, além disso esse daqui sobre 10 coisas que toda mulher deveria saber antes de ficar loira pode ser interessante.