Cabecalho

30 janeiro 2013

Desvendando o Mercado Livre

Basic RGB

Hoje resolvi falar sobre um lugar que eu compro de tudo um pouco, principalmente cosméticos, mas requer uma série de cuidados que muitas pessoas não tem.

Pode parecer uma bobagem para quem já é macaca velha nisso, mas para quem está começando, vamos desvendar o Mercado Livre.

Antes eu não tinha coragem, muitos produtos falsificados e pessoas desonestas vendendo réplicas, mas como muitas vezes o preço era excelente fui aos poucos quebrando o meu preconceito.

Vamos lá para os prós e contras:

Porque comprar- primeiro sabemos da nossa carga tributária absurda e a dificuldade que temos em encontrar muitas marcas que vendem apenas para profissionais, então além do preço a disponibilidade de tudo ao nosso alcance é tentadora.

Ele une pessoas que querem vender e pessoas que querem comprar, tudo que na teoria é sensacional, principalmente porque geralmente encontramos vendedores da nossa cidade e o frete cai bastante.

Agora porque ter receio- como nem tudo é perfeito, tem muita gente que se aproveita da situação e vende produtos que não estão disponíveis ou então enganam com réplicas bem feitas ou não.

Hoje em dia a história do comprei e não recebi não é muito frequente, ainda porque podemos pagar com o mercado pago, que intermedia a situação e se você não recebe, ele não paga o vendedor.

Agora analisando tudo, passei a prestar atenção em pequenos detalhes que fazem toda a diferença:

- Reputação do vendedor: podemos ler sobre pessoas que compraram o mesmo produto ou outros e deixaram a sua opinião que pode ser positiva, negativa ou neutra. Se estiver mais vermelho do que verde é sinal de perigo. Além disso sempre recomendo olhar direitinho uma por uma, para saber se existe reclamações duvidando se os produtos são mesmo originais. Uma boa pedida é notar a educação ou falta dela do vendedor, tem gente ali sendo prejudicada a toa, mas dá bem para perceber se a pessoa perde o juízo rapidamente e cai para o xingamento.

Eu penso assim se sou honesta, vou justificar os meus pontos injustos, porém não vou partir para a falta de educação por causa disso porque pode pegar muito mal. Se saiu xingando todo mundo e fazendo muito mi mi mi em 95% dos casos podemos ter problemas com essas pessoas.

-Ler o anúncio completo: leia tudo, o que está grande ou pequeno e preste muita atenção aos mínimos detalhes, neles muitas vezes encontramos informações desinteressantes. Eu já vi de tudo, gente vendendo muito barato só que colocava ali bem escondido que o produto estava no momento fora do país, por isso o frete seria caro (o que seria o mesmo que comprar um aqui, com a diferença do tempo de espera). Muitas vezes a palavra réplica também está bem escondida, o que eu pelo menos acho, que torna o produto inútil. Não esqueça também de garantir que o produto é novo e de preferência lacrado como deveria estar.

Necessário também descobrir qual é a forma de pagamento que o vendedor trabalha, principalmente se aceita mercado pago, ou então algo que torne a compra viável sem maiores dores de cabeça.

-Frete: cuidado aqui novamente, se no anúncio não estiver disponível o programinha do próprio correio para fazer o cálculo automático, pergunte! Não custa nada saber direitinho o valor antes de efetuar a compra e tome muito cuidado com o tal “moro pertinho de…” porque muitas vezes isso é balela. Além disso, tome cuidado e nunca esqueça de adicionar o valor do frete no total, se o pagamento for feito com mercado pago.

-Tenha certeza da cor/tamanho/etc está disponível: também pergunte se o que for está disponível antes de comprar, tenha certeza que isso evita muito dar de cabeça, principalmente quando falamos de maquiagem. Já vi muita reclamação que o vendedor não tinha a cor e mandou outra alegando que era apenas um pouco mais claro ou escuro, se isso for com base por exemplo, acabou toda a graça. Grite quantas vezes você conseguir perguntando antes se o produto é pronta entrega ou não, tem gente que morreu nessa esperando um “sedex” por mais de 3 meses.

-Compare: com tanta gente vendendo é claro que o preço vai estar pau a pau, pelo menos a maioria faz isso então cuidado redobrado para descobrir qual é o melhor no seu caso, como boa reputação e morar perto para economizar no frete. Mas de valor principalmente para aquele vendedor que te tratar bem, for solícito e responder todas as suas dúvidas, não poupando palavras. Lembre que se não der certo (porque em todo lugar alguma coisa pode dar errado), é com ele que você terá que lidar, então é sempre bom ser alguém bacana.

-Preço muito baixo? Desconfie sempre: tudo bem que existem vendedores que cobram produtos réplicas quase o mesmo preço do original, mas se você encontrar um pó da MAC por R$ 10 não vai acreditar ne? Se não for no “leilão”, compra normal mesmo, isso não tem o menor cabimento.

-Conheça o máximo do produto antes de comprar: como tem gente que vende réplicas com quase o preço do original (espertinhos em todo lugar), tente conhecer o cheiro, a duração, detalhes da embalagem, etc. Se você nunca comprou o produto antes, verifique em resenhas, o google está ai pra isso, desconfiou que não é original reclame. Nesse caso desconfie de anúncios sem a foto real do produto vendido, aquilo ofertado deve ser exatamente o que deve chegar na sua casa. Lembre sempre que para compras na internet, você pode devolver o produto e cancelar a venda em até 7 dias, independente do motivo e a restituição deve ser integral.

Bem agora eu já comprei muita coisa lá, principalmente base e até agora não me arrependi, porque já salvei meus vendedores favoritos.

Sempre eles serão a minha primeira escolha, caso não tiver ai sim que vou procurar fora, mas com todo o cuidado do mundo.

Eu gosto pela praticidade, pelo preço e principalmente pela disponibilidade das cores, as minhas sempre são terríveis de encontrar (sabemos que muitas marcas ficam devendo as cores mais claras e mais escuras sempre) então muitas vezes acabo achando.

Nunca tive problema com gente que sumiu, que vendeu réplica, nem nada sério. Porém já encontrei gente enrolada demais, teve até produto que comprei para determinada data e essa passou, mesmo pagando sedex ao invés de pac por pura frescura de vendedor.

Falo frescura porque não existiu nenhum motivo justificável para não colocar no correio como pode acontecer com todo mundo, só falou que o salão estava cheio e acabou esquecendo, é mole?

Mas hoje em dia sempre pesquiso por lá antes de fazer qualquer compra.

O texto ficou gigante, são coisas bem básicas mesmo, tenho certeza que muita gente sabe disso tudo ou até mais. Só que sempre fiquei devendo esse post já que toda hora falo que comprei o produto da resenha por lá.

*Esse post não tem nenhuma ligação com o site nem com seus revendedores, fiz apenas porque sei tudo que eu passei perdida no começo!

**Lembrei isso depois da postagem, a única marca que não recomendo de forma alguma no site é MAC, já que é cheia de réplicas em todos os lugares.